quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

I CICLO ENEM: Palestra do Enem lotou auditório do Hangar

Os olhos atentos acompanhavam todos os movimentos dos palestrantes. As palavras ecoando no auditório eram assimiladas com cuidado, compondo diversas anotações, para que nada fosse esquecido. Esse foi o comportamento de aproximadamente 2400 pessoas que participaram ontem, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, do I Ciclo de Palestras Enem 2011.
Realizado pelo DIÁRIO DO PARÁ em parceria com o curso de redação Alfa e Omega, o evento é o resultado da promoção “juntou Ganhou”, que dá continuidade às ações que pretendem auxiliar a preparação dos inscritos no Enem 2011. “A palestra é uma excelente oportunidade de preparar melhor os alunos e divulgar as instituições que valorizam esse incentivo”, explica o professor Walker Monteiro, diretor do curso Alfa e Omega.
Segundo ele, a utilização do Enem pelas universidades modificou a maneira didática de lidar com os conteúdos exigidos. “Agora precisamos valorizar não somente o conhecimento, mas a capacidade de interpretação, análise e raciocínio do contexto das questões”, explica.
E é justamente nesse conjunto de habilidades que o estudante Fabrício Junior, de 18 anos, afirma ter sentido dificuldade. Em 2010, ele fez pela primeira vez a prova, mas não alcançou a média necessária para o curso escolhido, Medicina, na Universidade Federal do Pará (UFPA). “A redação foi o mais difícil, por isso este ano estou focando mais na calma e atenção”, afirma.
Quando soube da palestra, ele mesmo coletou os selos que saíram em seis edições do DIÁRIO DO PARÁ e davam direito a assistir à palestra. “Como eu não ia ter aula no cursinho, decidi vir para não ficar em casa sem fazer nada e perdendo tempo”, afirma.
Sentada na primeira fila do auditório, Ana Maria de Freitas foi uma das primeiras a chegar ao evento e gravava parte das palestras no celular. Aos 54 anos, ela se prepara para realizar um sonho antigo, iniciar um curso superior. “Como trabalho e dia inteiro e só estudo à noite, aproveito atividades como esta para manter o ritmo”.
Sobre a realização gratuita do evento, ela parabenizou os responsáveis pela ideia. “Acho que, além de oferecer informação à sociedade, é assim que o DIÁRIO demonstra consideração pelos leitores”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário