sábado, 31 de dezembro de 2011

III CICLO ENEM:Revisão que é mão na roda aos alunos

Durante 9h de aulas e palestras, estudantes puderam tirar dúvidas (Foto: Thiago Araújo)


 “O hidrogênio pode ser convertido através de eletrólise, da fissão nas usinas nucleares...”, cita o professor Diogo Moreira. A plateia a assisti-lo não desvia o olhar das explicações. O assunto em questão é a “Termoquímica”, o primeiro de uma tarde de estudos voltada para as disciplinas de Física, Química e Biologia, no “III Ciclo de Palestras Enem 2011”. Com o tema “Ciências Naturais e suas Tecnologias”, a atividade reuniu ontem estudantes de escolas públicas e particulares numa jornada de dicas e revisões das prováveis abordagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo dia 22 de outubro.

Joelma de Souza Tota, 36, aproveitou a oportunidade para dissipar qualquer sombra de dúvida que possa atrapalhá-la durante o exame. Técnica em Enfermagem, ela não quer perder a chance de garantir, com o Enem, o passaporte para o curso superior em Enfermagem. “Tirei dúvidas essenciais. Eles dão macetes de como as questões vão cair na prova. [A palestra] dá um suporte bacana pra gente entender de uma forma completa o que viu em sala de aula”, afirma.

O Ciclo de Palestras Enem 2011 é realizado pelo curso de redação “Alfa e Ômega”, com patrocínio da Escola Superior da Amazônia e apoio do DIÁRIO DO PARÁ.


No dia de ontem, foram nove horas de palestras, que contextualizaram a aplicação da Física, da Química e da Biologia no cotidiano das pessoas - uma das características do Enem. Duas turmas passaram pelo evento na última segunda-feira, 10. Uma pela manhã e a outra no horário da tarde, no auditório de um hotel em Belém. Números, cálculos e expressões um tanto estranhas para quem não tem muita intimidade com termos e palavras como “dicromato de potássio”, “mol”, “reações de esterficiação e trans-esterificação”. Mas o casal de namorados Júlia Rachit, 16, e Renan Alves, 17, garante ter entendido tudo. Renan, aliás, já não perde uma edição do Ciclo de Palestras do Enem.

“Vim na primeira e na segunda vez”, conta o estudante. E as explicações ligadas à Física eram as que mais despertavam o interesse de Renan na tarde de ontem. “Eu sempre quis fazer Engenharia Civil”, justificou o garoto. Renan sabe da necessidade de entender e gostar do assunto com o qual vai lidar na vida profissional inteira. A namorada dele também quer seguir a engenharia, só que química. Ela tirou de letra as orientações do professor, por mais complicadas que pudessem parecer. É uma forma de revisar, né?! Aqui está aprofundado o que a gente vê muito superficialmente”, avalia a estudante, já familiarizada com as questões.

BAIXO DESEMPENHO

A familiaridade de Júlia com temáticas voltadas para a química destoa de grande parte dos candidatos do Enem. De acordo com o coordenador do Ciclo de Palestras, Bruno Santos, o rendimento dos alunos na área das chamadas “Ciências Naturais” costuma ser baixo. Nesse contexto, o ciclo acaba funcionando como mais um mecanismo para ajudar no desempenho mais positivo dos candidatos. “O aluno recebe material com exercícios e os professores abordam os principais temas que poderão cair na prova”, ressalta.

O professor Daniel Carvalho, 28, dá o caminho das pedras: “O aluno que tem dificuldade precisa estudar os assuntos mais básicos, mais do primeiro ano do Ensino Médio. Ali está a base da química, se ele tiver a base, fica mais fácil de se sair bem, porque o exame trabalha essa abordagem. Quem é da área de ‘Humanas’, se tiver essa base, consegue fazer a prova, porque a ‘Humanas’ dá uma boa leitura para o aluno entender as questões. Além do mais, química é uma ciência exata e natural, basta usar a lógica”, ensina. Bruno adianta ainda que no próximo dia 16 de outubro, haverá mais uma edição do Ciclo Enem. “Será uma super-revisão de redação”.
 
(Diário do Pará)

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