quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entrevista concedida pelo Professor Régis, Coordenador das correções de Redação do ENEM

O Professor Reginaldo P. de Carvalho, professor da Universidade de São Paulo - USP, da área de Língua Portuguesa e Coordenador das correções de Redação do ENEM, um trabalho que a cada dia fica mais interessante e desafiante, tem dicas e sugestões para os estudantes em relação à execução de uma boa redação para o ENEM e para o vestibular.

Há três conceitos básicos que orientam a elaboração da prova:

1) situação-problema, isto é, cada questão deve ser vista pelo participante como um desafio;
2) interdisciplinaridade, o que significa que o conhecimento, independentemente da área, tem que ser concebido não como um compartimento estanque e sim como uma rede;
3) Contextualização, que é uma estratégia para estabelecer relações entre o conhecimento e o mundo que nos cerca, envolvendo, portanto, questões sociais, políticas, culturais e mesmo aquelas relacionadas ao nosso cotidiano.

A segunda parte é a da Redação, que também vem sendo considerada como uma referência em termos de avaliação. "Sabe-se que há universidades que utilizarão a redação do ENEM como parte do seu processo de seleção".

Tanto a redação dos vestibulares como a redação do ENEM (esta última, independentemente de ser usada ou não pelas universidades) têm a importância de oferecer aos participantes um espaço para sua manifestação, para que ele seja o sujeito de seu próprio texto. Como a proposta de redação está comprometida com temas atuais, tanto os de ordem política quanto os de ordem social ou cultural, a melhor maneira do aluno que irá participar da prova do ENEM (e esta dica vale também para os candidatos ao vestibular) se preparar para a redação é se atualizar, estar em dia com o mundo em que vivemos, se atualizar em relação a questões políticas, sociais e culturais. Também é importante não só tomar conhecimento dos fatos que nos cercam, mas refletir sobre ele, o que significa que o participante deve se preparar para a prova de redação, adquirindo competência para fazer uma leitura crítica da realidade.

A proposta de redação do ENEM (e da maioria dos vestibulares) é sempre uma proposta de reflexão, escrita em linguagem culta, sobre temas atuais. Ela se apresenta ao participante como um desafio, para o qual são oferecidos subsídios em diferentes linguagens, como, por exemplo, pequenos textos que abordam a questão com diferentes enfoques, e por meio de algum texto em linguagem não-verbal, por exemplo, charge, foto, tirinha etc., também relacionados ao tema proposto.

A primeira atitude que o participante deve tomar ao iniciar uma redação é compreender o tema, refletir sobre ele. Em segundo lugar é preciso desenvolver esse tema dentro da estrutura de texto solicitada, que na maioria das provas é a do tipo dissertativo-argumentativo. Para isso é necessário adotar um ponto de vista, sempre respeitando os direitos humanos, e mobilizar argumentos para fundamentar o ponto de vista escolhido. A narração na prova do ENEM, por exemplo, pode levar a redação do participante a ser desconsiderada pelo corretor. Isso também é válido para a redação da maioria dos vestibulares.

Lembramos que além do repertório de informações adquirido na escola, é preciso mobilizar também os conhecimentos que vêm da experiência de vida. Em resumo: "O participante do ENEM ou o candidato, no caso do vestibular, tem que mobilizar os conhecimentos que ele traz da escola, para refletir sobre o tema, sempre com uma visão crítica dentro da estrutura solicitada, que no caso é a dissertação".

A avaliação da prova de redação, tanto nos bons vestibulares como no ENEM, é feita por competências que o participante deverá demonstrar na produção de seu texto. As dicas para que sua redação seja bem avaliada podem ser traduzidas em cinco pontos essenciais:

1) O aluno terá que demonstrar em sua redação o domínio da norma culta da língua escrita;
2) Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
3) Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5) Elaboração da proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.

Boa redação para todos!

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