quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fiquem ligados!! Terminam amanhã inscrições para o Enem; prova será em outubro

Termina às 23h59 de amanhã (10) o prazo para que os candidatos realizem as inscrições para o Enem 2011. A inscrição deve ser feita apenas pela internet. A prova acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro.

Os inscritos pagantes devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 35 até a segunda-feira (13), somente no Banco do Brasil. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção.
O edital deste ano prevê que a prova do Enem tenha um alerta expresso para que o aluno cheque se a sua avaliação não tem defeitos de impressão. Os candidatos também não poderão levar celular. Eles deverão colocar o aparelho em um saco plástico que ficará lacrado.
A expectativa inicial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é de que o número de inscritos neste ano chegue a seis milhões --em 2010 foram cerca de quatro milhões. O último balanço, divulgado pelo MEC na segunda-feira, apontava 3.936.110 candidatos.

VESTIBULAR
Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade.
A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

SABATISTAS
Os sabatistas --aqueles que por motivo religioso guardam os sábados-- terão a oportunidade de solicitar atendimento especial para realizar as provas de sábado em horário diferenciado dos demais inscritos.
A escolha deve ser feita no momento da inscrição. Se o participante não se declarar sabatista durante o período de inscrição, não poderá solicitar essa opção depois.
Assim como no ano passado, os que se declararam sabatistas no ato da inscrição começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol.
Do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado, fiéis como como adventistas e batistas de sétimo dia, entre outros, têm como recomendação repousar ou rezar nesse período. Em 2009, 17.067 guardadores de sábado se inscreveram ao Enem. Em 2010, esse número subiu para mais de 25 mil.
Os sabatistas, porém, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, entre 12h e 13h, horário em que os portões estarão abertos.
Alocados em salas específicas, irão esperar o momento de iniciar as provas e terão o mesmo tempo que os demais para fazer a prova de ciências da natureza e humanas, ou seja, quatro horas e meia. No domingo, eles fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário