terça-feira, 7 de junho de 2011

Número de inscritos no Enem 2011 chega a 3,9 milhões

O número de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) chegou a 3,9 milhões na tarde desta segunda-feira, última semana de inscrições. Às 18h o sistema contabilizava exatos 3.936.110 candidatos.
Os interessados ainda podem se inscrever até as 23h59 de sexta-feira (10), somente pela internet Os inscritos pagantes devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 35 até a segunda-feira (13), somente no Banco do Brasil. Alunos da rede pública não pagam e os de escolas particulares podem pedir isenção.
A prova acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro. O edital deste ano prevê que a prova do Enem tenha um alerta expresso para que o aluno cheque se a sua avaliação não tem defeitos de impressão.
Os candidatos também não poderão levar celular. Eles deverão colocar o aparelho em um saco plástico que ficará lacrado.
A expectativa inicial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é de que o número de inscritos neste ano chegue a seis milhões --em 2010 foram cerca de quatro milhões.
Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade.
A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário