sábado, 18 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO AJUDA NA HORA DOS ESTUDOS, DIZEM ESPECIALISTAS

          Na maratona de estudos, muitos estudantes esquecem-se de caprichar na alimentação. Mas, com uma atenção extra na hora da alimentação é possível fazer das refeições um ótimo carregador de energia.
A nutricionista Fabiana Case, mestre em ciências de alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da a primeira dica: não pular as refeições. O horário do café da manhã, almoço e jantar (ou para quem preferir lanche à noite) devem ser respeitados. As refeições de um vestibulando devem ser ricas em frutas e verduras para prover as vitaminas e minerais necessários para manutenção da força física e menta

Segundo os especialistas, a melhor fonte de energia para um estudante é o carboidrato, presente em massas e pães. Ele é o principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo.

De acordo com a nutricionista, o complexo B, presente nos produtos integrais e cereais, também é um ótimo carregador de baterias para o cérebro. Por isso, barrinhas de cereais e de alimentos como a granola são bem-vindos. Para manter a memória e a concentração saudáveis, o consumo de alimentos ricos em minerais e ácidos graxos essenciais, como nozes, castanhas, atum e salmão são recomendados.

Os mais ansiosos devem evitar o consumo excessivo de mate, café e guaraná natural, ricos em cafeína. São recomendadas doses de 30 a 50 ml, por dia, no máximo. Os estudantes devem tomar cuidado para o organismo não ficar viciado nesses produtos. Muitas pessoas bebem para atravessar a noite estudando, acabam prejudicando o organismo e piorando o quadro de ansiedade, alerta a nutricionista.

            O consumo de sucos de frutas, água e água de coco (em média 2 litros por dia) é fundamental para hidratar, principalmente em lugares muito quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário