sábado, 30 de julho de 2011

Forma de desempate no Enem


A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sido amplamente concorrida, desde o ano de sua primeira edição. Em 1998, foram pouco mais de 68 mil inscritos para realizarem a prova. A prova era composta por 63 questões e uma redação. O objetivo do Enem era basicamente avaliar o nível de conhecimento que os estudantes do Ensino Médio obtinham. Portanto algumas alterações ocorreram. A prova hoje tem 180 questões e uma redação. São necessários dois dias de prova para que o estudante consiga responder todas as questões. A prova manteve suas questões interdisciplinares (ou multidisciplinar), porém são divididas em áreas de conhecimento, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens códigos e suas tecnologias. Esse formato de prova permite a utilização de vários conteúdos em apenas uma questão, é possível transitar entre áreas de conhecimentos envolvendo o mesmo tema.
Nesse ano de 2011, uma nota de divulgação do MEC (Ministério da Educação) informa que estão inscritos para a realização da prova do Enem desse mesmo ano, mais de 6 milhões de candidatos. É um número muito grande de participantes. Isso advém dos benefícios que o Enem mantém com alguns projetos educacionais. Entre eles o SiSu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza da nota do Enem em suas seleções para universidades federais e estaduais. Por essa benfeitoria, há essa forma de concorrência entre os participantes. Elevando ainda mais a nota de corte, da maioria dos cursos disponíveis pelo programa.
É inevitável que alguns participantes obtenham a mesma nota na prova realizado do Enem. Por isso existe alguns critérios de desempate, que os interessados em se inscrever para o SiSu devem saber. Esses critérios estão listados na ordem em que a comissão organizadora do SiSu, obedece para que haja o desempate.
-Maior nota na redação
-maior nota em linguagens, códigos e suas tecnologias
- maior nota em matemática e suas tecnologias
- maior nota em ciências da natureza e suas tecnologias
- maior nota em ciências humanas e suas tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário