terça-feira, 26 de julho de 2011

Dica para o candidato: Confiança é essencial


Para deixar o candidato mais seguro, a família e a escola devem contribuir com paciência e informações As mudanças provocadas pelo Enem nos vestibulares das principais universidades federais do Brasil não mexeram apenas com os ânimos dos feras.

Familiares dos estudantes, sobretudo os pais, também demonstraram preocupação com as novidades. Escolas e professores também tiveram que se adequar às novas regras. Para ajudar vestibulandos e sua família a vencerem o desafio das provas, marcadas para outubro.

"É natural que a prova em Outubro cause surpresa e mais tensão nos estudantes. Por mais que estejam preparados, fica a sensação de que falta alguma coisa. Mas é preciso enfrentar a nova situação. O estudante deve dedicar-se aos estudos e entender que aumentar a ansiedade não vai contribuir em nada", observa Schetini.

"Tensão demasiada inibe a memória e dificulta a compreensão", complementa. A participação da família, ressalta o psicólogo, é fundamental. "Os pais têm que demonstrar que estão ali para apoiar o filho. O que não quer dizer tensioná-lo ainda mais. Ao contrário, devem estimulá-lo, para aumentar a autoestima", diz Schetini.

Ele chama a atenção para a quantidade de horas que os jovens dedicam, em casa, aos estudos. "É comum ouvir dos pais que os filhos estudam quatro, cinco horas em casa. Mas qual a qualidade desse estudo" Depois de muito tempo executando uma tarefa de ordem intelectual, é necessário um tempo para descansar, recompor-se mentalmente. Por isso, vale a pena um intervalo entre as horas de estudo", afirma.

Para as escolas, a recomendação é repassar aos estudantes todas as informações técnicas sobre as mudanças do novo Enem. Esclarecer as dúvidas contribui para tranquilizá-los.

SEGURANÇA

Com a terceira filha se preparando para o vestibular, Ricardo e Andrea Regnier sabem que é fundamental o apoio da família. "Não pode haver muita cobrança. Exigimos que estude, mas passando tranquilidade e segurança", conta Andrea.

Manuela, 17 anos, tentará vestibular para administração na UFPA e engenharia de produção na UEPA. A segunda filha do casal, Gabriela, foi aprovada ano passado em administração, mas vai tentar direito este ano. "O vestibular mexe com toda a família. Digo às outras filhas que precisamos ser mais pacientes com as vestibulandas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário