terça-feira, 6 de setembro de 2011

A primeira competência cobrada na prova de Matemática


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferente dos vestibulares convencionais, cobra pouco conteúdo e propõe ao aluno que compreenda fenômenos, resolva problemas e analise propostas de intervenção na sociedade. Para ajudar estudantes e professores a conhecerem melhor o exame, Ciclo ENEM apresentará dicas sobre as competências cobradas em cada uma das quatro provas.
Começaremos pela prova de Matemática, que exige do aluno sete competências: conjunto de conhecimento e habilidades que, associados, permitem que o candidato consiga chegar com sucesso a um resultado.

A prova de Matemática é aquela que tem, no Enem, mais conteúdo. Na grande maioria das questões, é necessário que o candidato tenha o acúmulo anterior de conhecimento. Mas não se assuste, Matemática também é a prova mais honesta do exame. O conteúdo proposto é reduzido e tudo que é proposto cai na prova. Em outras palavras, para Matemática vale a pena estudar as competências propostas.

Matemática na vida dos povos
A primeira competência cobrada na prova é uma espécie de "introdução à matemática". O aluno precisa compreender que a linguagem matemática é uma construção cultural. Em determinado momento, para a vida em sociedade, foi preciso contar, somar, dividir e multiplicar, além da necessidade de representação numérica, por exemplo. As questões desta competência são simples de serem resolvidas e estão relacionadas à integração da linguagem matemática com a vida cotidiana.

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros e reais.
Confira as habilidades que são cobradas nesta competência. Lembre que é a partir de cada habilidade que são feitas as questões do Enem:
H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário