domingo, 18 de setembro de 2011

Como o Enem cobra estatística para prever situações


Na segunda competência de matemática cobrada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aluno precisará dominar as ferramentas de estatística. O uso de teorias probabilísticas para a explicação da frequência de determinados eventos, em geral, serve para estimar, ou prever, uma situação que ocorrerá no futuro.
O jogo básico da estatística, aquele mais comum, é o mesmo usado para calcular qual a probabilidade, ao jogar um ou mais dados para cima, de ele cair com a face 6 virada pra cima. Ora, se for lançado só um dado, essa probabilidade é de uma vez a cada seis lançamentos, já que o dado tem seis faces. Agora, se lançarmos dois dados, e esperarmos que os dois caiam com a face 6 virada pra cima, a probabilidade será de uma vez a cada trinta e seis lançamentos (para chegar ao resultado precisamos multiplicar 1/6 por 1/6, que dá 1/36. Se fossem três dados, a probabilidade seria de uma vez a cada 216 vezes.

Essa é a forma mais simples que a estatística aparece na prova. Mas, na maior parte dos casos, o Enem irá associá-la a situações reais, como na análise de dados econômicos, sociais e até na exposição de pesquisas de opinião. Os dados apresentados nas questões, e que servirão para os alunos fazerem cálculos, aparecem de diversas maneiras – podem estar nos anunciados ou em gráficos e tabelas.

Alguns conceitos simples de estatística, que caem sempre na prova do Enem, costumam ser desconhecidos dos alunos. Trata-se dos conceitos de moda, média e mediana, que têm confundido muitos candidatos. Devemos lembrar que moda é o valor que aparece mais vezes na amostra. Apesar disso, nem sempre uma amostra tem moda, e, quando tem, ela não precisa ser única. Mediana é o número que, depois de ordenada a amostra, fica bem no meio dela. Metade da população da amostra terá valor inferior à mediana e outra metade terá valor superior. Quando a população total for um número par, a média simples dos dois valores do meio da amostra será a Mediana. Em caso da população total ser um número ímpar, o valor do meio é a mediana. Já a média, a mais fácil, é a soma de todos os valores da população dividida pelo total da população.

Dicas de Estudos
1. Pesquise a diferença de média, mediana e moda. Reúna dados com a altura e peso de pelo menos 11 pessoas que você conhece. Com os dados, defina qual a média, a mediana e a moda da altura e do peso destas pessoas.
2. É fundamental resolver exercícios de estatística básica. Procure um livro de estatística em uma biblioteca pública e resolva alguns de seus exercícios.
3. Em uma casa lotérica, pegue cartelas de diferentes jogos. Calcule qual a probabilidade de ganhar cada um destes jogos.

E, para que não fiquem dúvidas, veja os conteúdos, relacionados a esta competência, que precisam ser conhecidos pelos alunos:
- Conhecimentos de estatística e probabilidade;
- representação e análise de dados;
- medidas de tendência central (médias, moda e mediana);
- desvios e variância;
- noções de probabilidade.

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